Desde que eu comecei a usar a Internet como um meio de conseguir música, sempre me foi recomendado ir atrás das coisas que aconteciam por trás dos holofotes dos anos 70. Sim, porque por trás do Led Zeppelin, do Pink Floyd, do Kiss, do Deep Purple e do Black Sabbath, haviam bandas extraordinárias como esse próprio Dust, que faziam um som tão competente quanto o das supracitadas, mas que nunca chegariam a tocar para 70000 pessoas num estádio lotado.
Isso não impediu que o som dessas bandas criasse uma horda imensa de fãs fervorosos, que colecionam cada compacto, cada versão diferenciada de cada disco. E sim, Dust, Budgie, Grand Funk Railroad e Thin Lizzy (se bem que essas duas últimas são bem mais conhecidas) são grandes bandas, capazes de possuir uma legião louvável de admiradores.
Mas enfim... Um dia, por algum motivo, eu decidi que era hora de baixar o tão falado Dust, a primeira banda do Marc Bell (a.k.a. Marky Ramone). Discografia curta, apenas 17 músicas para ser digeridas, eu não poderia ter nada a perder. Então baixei o primeiro disco.
E não é que ele se revelou um discaço? Desde o riff típicamente hard rock de Stone Woman até a "apressada" Loose Goose, o play não tem onde tirar nem pôr no que se propõe a fazer. Num disco curto, de sete músicas, a regularidade dos instrumentos e do vocal tornam a identificação com o som ainda mais fácil. A bateria não lembra em nada a dos Ramones, é mais firme e menos empolgada. A noção ritmica é maior, as batidas são mais sóbrias. E Richie Wise é um vocalista e guitarrista notório, canta de forma única e faz grandes riffs e solos.
From a Dry Camel é um dos grandes épicos dos anos 70 (mas que infelizmente passará despercebido para a maioria das pessoas) e Chasin' Ladies e Love Me Hard são dois hits em potencial. É um álbum fora do normal, extraordinário na concepção literal da palavra, em sete músicas faz coisas que alguns discos de treze nunca farão.
Um must listen.
Ouvindo: Loose Goose - Dust
Friday, August 04, 2006
Dust - Dust
Postado por Jambo Ookamooga às 10:39 PM 0 comentários
Subscribe to:
Posts (Atom)