Thursday, April 26, 2007

"Mais cem mangos, otários!"

No último dia 23, Los Hermanos anunciaram sua separação – ou “recesso por tempo indeterminado”, como definiram. No bilhete (nem se dignaram a escrever uma carta-despedida pros fãs tão fervorosos) dizem que “A pausa atende a necessidade dos integrantes de se dedicarem a outras atividades que vieram se acumulando ao longo desses dez anos de trabalho ininterrupto em conjunto.”.

Justíssimo. Deve ser maçante passar tantos anos tendo que se dedicar a uma única atividade, ainda mais se essa atividade for trabalhar numa banda famosa como a deles. O que não parece ser lá muito justa é a decisão dos barbudos em dar um último show para os fãs. Um não, dois! Como uma despedida... Quanta perspicácia! Eles realmente parecem ansiosos para engrenar essas “outras atividades”, não é?

“A banda vai acabar, mas não poderíamos perder uma última oportunidade de arrancar uns reais de vocês, otários”, dizem nas entrelinhas. Talvez isso seja uma vingança, ou uma forma de lucrar com os fãs retardados que tanto prejudicaram a imagem da banda desde 2001, quando saiu o Bloco do Eu Sozinho, agindo como se fossem apóstolos de uma entidade messiânica.

Não sou um grande conhecedor dos Hermanos. Comprei o primeiro disco a preço de pinga e me interessei pela banda. Depois, quando arranjei o Bloco do Eu Sozinho, percebi que se tratavam, sim, de uns bastardos talentosos. É um discaço, mesmo! Mas sempre tive preguiça com eles, justamente, talvez, por esses fãs. Agora eles estão provavelmente fuçando na bolsa da mãe atrás de dinheiro para esses últimos concertos. Precisarão: Cinqüenta pratas por meia entrada para cada dia.

Mas será que eles merecem tal comoção? Qual o serviço dessa banda para a música? Desde o fatídico lançamento do fatídico Bloco do Eu Sozinho (citado já pela terceira vez aqui!), um sem-número de garotos e garotas indie começaram a desenvolver verdadeira paixão por samba, por Chico Buarque, por Cartola. Foi isso que eles fizeram, apresentaram a música brasileira pra garotada que, no máximo, ouvia Weezer. Agora, quantos se aprofundaram nisso ou realmente gostaram da coisa, é outra história.

É um trabalho notável, pouca gente faz isso hoje. No mainstream “roqueiro”, então, só eles, mesmo. Então, por que parar? Rodrigo Amarante vai se dedicar à sua Orquestra Imperial, Marcelo Camelo provavelmente vai se envolver com produção e talvez lance algum trabalho solo, Barba e Medina também vão flutuar por aí. Todos apoiados no seu trabalho prévio com o Los Hermanos, gozando do status vanguardista que criaram, mas sem dar continuidade ao trabalho.

Espero que enquanto estiverem ouvindo sua música favorita no dia do último show, cem reais mais pobres, os fãs se dêem conta desse refugo.

6 comments:

Carol said...

100 reais me recuso a pagar, mas 50 to topando, porém nao tem meia pro dia 9, só cueca huahuaauhuaha
Acho q terei q arrumar algo de interessante para o dia 9 de junho.

Miudezas que me transbordam said...

só não irei por 2 motivos:

a) em junho estarei em período de provas

b) vai estar lotado pracaralho


como eu não nasci pra me morrer em muvuca... vou deixar pra comprar o dvd (q com ctz ele vao lançar).

mas discordo de vc totalmente quanto a... basicamente tudo. eu não julgo uma banda pelos fãns que ela tem. eu julgo a banda pelo som e pela atitude (palco, entrevistas, etc).

e cada um que goste de banda do jeito que quiser, meu amigo! não fode!! não vou mentir e dizer q não acho ridículo ver neguinho chorando no show do LH, mas... bah!!! eu acho isso só pra mim mesma. não vou ficar tb julgando toda uma coletividade pq vi alguns debulhando-se em lágrimas.

pô... a maioria do pessoal q eu conheço q curte LH nao chora em show, não paga de cult, não usa camiseta pólo listrada. enfim...

e eu vi o povo se lixando pro fim da banda. o q tem até agora tá bom. por mim, já valeu a aposentadoria deles.

Lazarus Threwer said...

Galera, nunca vi ninguém chorando em show, hein!

Anonymous said...

pedrin,
concordo contigo. Vou ao show. Gosto dos Loser Manos. Abomino os fanzinhos seguindos messias, sim! Abomino quem diz que "Anna Julia" é uma merda, que bom mesmo é "Retrato pra Iaiá", ou todas as outras músicas menos baladinhas ou com apelo popular! Meu pai aos dez anos me apresentou o samba, a mpb, entao, o que eu ouvia, continuo no mesmo ritmo, com ou sem Loser Manos.Noa descobri Cartola, Chico, Pixinguinha, ou Nelson Sargento em 2005! Claro que eu acho risível a descoberta do samba e da mpb pelos seguidores dos Hermanos, porque eu acredito que isso nao tem força, que realmente os fãs nao estão gostando de coração e tals, e sim, por que virou modinha!

bjs Pedrin!
Estava com saudades das minhas visitas???
:D

Anonymous said...

(reescrito, porque nao revisei o primeiro! :D)


Pedrin,
Concordo contigo.Mas vou ao show. Gosto dos Loser Manos.Mas tenho cérebro, ok??? Abomino os fanzinhos seguindo messias, sim! Abomino quem diz que "Anna Julia" é uma merda, que bom mesmo é "Retrato pra Iaiá", ou todas as outras músicas menos baladinhas ou sem apelo popular! Meu pai aos dez anos me apresentou o samba, a mpb, entao, o que eu ouvia, continuo no mesmo ritmo, com ou sem Loser Manos.Não descobri Cartola, Chico, Pixinguinha, ou Nelson Sargento em 2005! Claro que eu acho risível a descoberta do samba e da mpb pelos seguidores dos Hermanos, porque eu acredito que isso nao tem força, que realmente os fãs não estão gostando de coração e tals, e sim, por que virou modinha!

bjs Pedrin!
Estava com saudades das minhas visitas???
:D

Jana said...

Tenho muuuuita preguiça de Loser Manos.
Sério.
E essa indiezaiada do inferno só conhece alguma coisa brasileira qdo alguém do mainstream (sim, eles são) dizem amém.
Eca.

 
Clicky Web Analytics