Saturday, December 02, 2006

Hip Hop Rising

Robbie Williams gravou um hip hop. Estou chocado. O som do gueto é a nova onda. Não que isso seja novidade, mas é que agora eu finalmente me dei conta de que o Hip Hop não tem concorrente nos 00s, assim como o Rock and Roll reinava absoluto e fodão no seu pedestal nos anos 70. Agora quem está por cima, meu amigo, coçando o saco e rindo da sua cara são os brothers do Bronx.

Como eu cheguei a essa conclusão? De uma forma simples. Liguei a TV na MTV (sempre ela destruindo meus sonhos) e assisti, boquiaberto por 4 minutos e 44 segundos ininterruptamente, o clipe dessa música nova do Robbie Williams, Rudebox. Além de ser incrivelmente ruim e constrangedora, me fez perceber que nem gente com a atitude “foda-se” do Robbie está resistindo às cifras do Hip Hop.

E não importa se você acha que é um estilo vazio, sente falta de solos de guitarra, melodia e tudo mais. É o que manda hoje. Vista sua blusa 3 números maior, seu bermudão cinza e o tênis redondo de sua preferência e vá pra rua catar minas, vá fazer sucesso, bicho.

Strokes? Franz Ferdinand? Arctic Monkeys? Bah, não passam de paliativos. Servem mais pros motoqueiros fedendo a naftalina terem assunto nas comunidades do orkut: “O rock de hoje está uma merda, só playboy fazendo som sem emoção e bla bla bla”. Foda-se, cara, o rock saiu de cena e você tem que aceitar isso, redneck imbecil! Repito o conselho do parágrafo anterior. Vá ser um velho enxuto, venda sua Harley e dê uma tunada no seu fusca 78.

Mas o que é que fez um inglês bem sucedido na música “pop” como Robbie largar Feel, Sexed Up, Millenium e tudo mais para ir fazer papelão no som da periferia americana? Grana, mulheres? Nah, o cara sempre teve disso. Digo até mais, o cara só não chegou à Lua por que lá não tem auto-falantes.

A real é que está se criando hoje no mundo uma demanda pelo Hip Hop, que parte principalmente das crianças, e é algo similar ao começo dos anos 70, quando surgiram bandas como o Kiss. O que é o Kiss além do resultado escrachado da comercialização excessiva do Rock and Roll? Então, Robbie, esperto que é, notou que precisa conquistar os consumidores mais jovens para quando for possível, ter, enfim, seu nome cravado na Lua.

E o que faz com que o estilo faça tanto sucesso? É bem capaz que seja pelo fato do Hip Hop e o Rap (e este último principalmente) tratarem de um sentimento básico dos seres humanos, o ódio. Tratam também da desigualdade social. Não é fácil lidar com esses temas e ver outros falando disso com tanta naturalidade causa um fascínio instantâneo, é como se estivessem falando por você. Some isso a umas gostosas rebolando seminuas e você tem um sucesso. O mais irônico disso tudo é que as mesmas pessoas que, a unhas e dentes, asseguraram ao show business toda essa liberdade sexual que hoje impera, estão agora com as mãos nas testas, incrédulas diante do monstro que criaram. Hey, sorte nossa.

Wowooow, mas isso quer dizer que os outros estilos estão mortos e enterrados? Claro que não. Música é uma coisa rotativa, assim como moda e qualquer outra arte. Pode ser que, daqui, hum, vamos ver, 10 anos, tudo volte a ser como os anos 70. Grande entusiasta bobão do Rock and Roll que sou, até torço pra que isso aconteça, embora admita que seria um retrocesso incrível.

Mas a minha idéia é a seguinte: não gosta do que está acontecendo atualmente? MUDE. Mas mude pra alguma coisa NOVA, por favor.



Ouvindo: For Your Life - Led Zeppelin (yeah, eu ainda não me rendi ao Hip Hop)

3 comments:

Anonymous said...

Quanta verborragia, malandro!

Anonymous said...

mas velho...o robbie william ja tinha feito hip hop antes...aquela participação na musica do one giant leap...aquele clipe macabrérrimo dos prédios foguetes...das pessoas com olhos gigantes...me cago com esse clipe O_O

Gabriel Pinheiro said...

ahuahuahua..o robbie williams conseguiu ser ainda pior, conseguiu "se superar".

mas tb...nelly furtado e justin timberlake sao os artistas q fizeram mais sucesso no ano da mesma forma, ele foi e fez o mesmo....mas conseguiu ser tosco ¬¬

 
Clicky Web Analytics